terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ver o mundo duas vezes!

Viajar com as crianças não é só levar para passear. É ter possibilidade de enxergar o mundo duas vezes, sob dois pontos de vista bem diferentes, o seu e o da criança. Se for com mais de um filho então, esta possibilidade triplica, quadruplica.

Claro que é necessário mais tempo, mais paciência (afinal, crianças andam mais devagar para observarem TUDO no caminho e não perderem nada), e mais dedicação. Mas elas são infinitamente mais atentas do que nós aos detalhes, mais abertas ao novo, menos consumistas.



Viajar é uma das maneiras mais eficientes de educar, de ensinar ecologia, companheirismo, diferenças de mundo e respeito ao próximo. O cenário que muda diariamente, os diferentes idiomas, sotaques, moedas, culinária, vestimentas, costumes. Elas captam cada energia do que vêem pela frente, com os cinco sentidos muito atentos, interpretando sem parar.

Os momentos mais felizes que tenho da infância são os das viagens com meus pais, o nariz espalmado na janelinha do carro e do avião, com os olhos atentos no que estava por vir.



É como diz a Carol, tem MUITA COISA NESTE MUNDO que os filhos precisam ver. O Alaska por exemplo. Planejava ir até 2012, no máximo. Mas já decidi adiar a viagem alguns anos para que o Davi vá comigo e lembre mais tarde do que viu. Para entender a força e a beleza daquilo tudo. Se eu fosse sem ele, me arrependeria para o resto da vida. Certeza! É um dos lugares deste mundo que PRECISAMOS ver juntos, lado a lado, companheiros de viagem.

Lindo o texto do Pablo Buciarelli. Lindo o sonho de levar os filhos para a trilha inca. Linda a lucidez de saber o quanto isso é importante para a formação deles, para as lembranças de vida, para a arte de respirar o universo. Sejamos mais “estrangeiros” neste quesito. Em qualquer destino de viagem, é comum ver bebês colo, nos slings com os pais, felizes da vida, sem complicações. Há sempre uma minoria de brasileiros com seus pequenos. Acham “incômodo” viajar com crianças. É cultural.

Sejamos mais crianaestrada. Em qualquer idade. ;-)





Nenhum comentário:

Postar um comentário