quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sensacional!


Gente, acabo de ler um dos melhores textos já publicados no www.mamiferas.blogspot.com, do qual sou leitora e fã incondicional. Trata da importância das atitudes pensadas e conscientes que tomamos em relação a nossos filhos. Eu também não tenho paciência para dialogar algumas coisas. Uma delas é o tempo certo (se que é existe um tempo certo) para parar de amamentar. O Davi (de quase 1 ano e dois meses) ainda mama e muito escuto por aí coisas do tipo "mas um bebê tão grande ainda mama?", como se houvesse um prazo limite para dar o peito (e todo o carinho, aconchego e anticorpos que vêm junto com ele). Segue então o texto SENSACIONAL e imperdível da Tata (colunista do Mamíferas).

Sobreviver NÃO é o bastante...


Muitas vezes, quando converso sobre criação de filhos, escolhas, caminhos, ouço argumentos do tipo: "ah, meus três filhos nasceram de cesárea e sobreviveram!", "ah, meu filho não mamou nem um mês e taí, firme e forte!!", "ah, eu apanhei dos meus pais quando criança e sobrevivi, não tenho traumas!!", "ah, meus filhos comiam bala, pirulito, refrigerante à vontade e estão aí, vivinhos da silva!!". Perco a vontade de discutir diante de um argumento desses, juro. Tão descabido, tão raso, tão simplório.

Fico me perguntando: sobreviver é o bastante? Na nossa vida diária de escolhas e decisões como pais e mães, nosso parâmetro deve ser apenas optar pelo que não causará lesões óbvias, permanentes e irreversíveis em nossos filhos? Devemos nos contentar em garantir que eles 'sobrevivam' às nossas escolhas e aos caminhos pelos quais os conduzimos?

Sim, bebês nascem de cesáreas desnecessáreas e não morrem por isso. Bebês deixam de ser amamentados, vivem à base de chupeta e mamadeira, são afastados do colo e do carinho de suas mães desde muito cedo, e sobrevivem. Crianças são agredidas física e verbalmente por seus pais e cuidadores, e seguem vivendo. Crianças comem porcarias a torto e a direito, adquirem péssimos hábitos alimentares que os perseguirão pela vida toda, e seguem aí, vivinhos da silva. Crianças são desrespeitadas, negligenciadas, desconsideradas a todo momento, e sobrevivem a tudo isso. Sim, é assim mesmo. Crianças são seres muito resilientes. Eles sobrevivem a quase tudo.

Mas e daí? Isso é o bastante? Para mim, não. Eu não quero fazer escolhas às quais minhas filhas possam simplesmente 'sobreviver'. Não, isso não me basta, eu desejo mais para elas. Eu quero fazer o meu melhor, e não me contento com nada menos do que isso. E não porque elas corram riscos seríssimos de traumatizar-se para o resto da vida ao meu menor deslize ou descaminho, mas porque elas merecem mais do que o mínimo necessário à simples 'sobrevivência'. Elas merecem que eu busque sempre as melhores opções, escolha os caminhos com critério, com consciência, com responsabilidade. Elas merecem que eu opte, questione, reflita, e não siga agindo automaticamente, sem pensar, apenas porque, afinal, 'ninguém morre por isso'.

Acho fundamental que tenhamos em mente que nossos filhos seguirão vivendo, crescendo, se desenvolvendo, saudáveis e felizes, mesmo que a gente não consiga fazer o ideal 100% do tempo (e alguém consegue??). Mas acho igualmente importante que a gente não transforme essa idéia em muleta, para se acomodar e deixar de dar o melhor de si a cada momento, porque afinal, seja como for, 'eles vão sobreviver'.

Eu não quero ser uma mãe perfeita, sei que erro, já errei e ainda vou errar muito, porque faz parte da caminhada. Mas meu coração está tranquilo, porque sei que todas as vezes que cometi um erro, foi procurando acertar. Sei que errei tentando fazer o melhor, e não por omissão, por desistência ou por achar que encontrar a melhor opção não fosse assim tão importante.

E não me permito esquecer, nem por um instante, que todas as atitudes que eu tomo terão consequências, sim. Porque todas as pequenas vivências do dia a dia vão fazendo da criança o indivíduo que ela será, no futuro. Isso não significa neurotizar a convivência e viver medindo palavras e atitudes a cada segundo, nem fazer da vida diária um ambiente milimetricamente planejado e controlado para evitar traumas futuros. Significa apenas estar consciente da responsabilidade que o papel de pais nos traz, a todo momento.

Eu não abdico dessa responsabilidade. Porque para mim, sobreviver não é o bastante, nem nunca será. E pra você?

Um comentário:

  1. Também amei o texto da Tata.
    E também fecho os ouvidos quando ouço comentários sobre a Alice mamar com 11 meses e sete dentes, hihihihi.
    Bjão.

    ResponderExcluir