quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Base é base


Sara Lee chegou agora do seu quintal mágico, a escolinha que sempre pedi a deus. Base é base, e ter alguém que trate indivíduo como indivíduo e não como coletivo é uma benção. Não adianta tentar fazer-algo-pelo-mundo em casa e alguém virar tudo do avesso na escola. E vice-versa. Quando as propostas combinam é uma beleza, não tem contradição na educação. Desejo a todos bons cortes capilares e sucesso na escolha das escolas, não é fácil achar alguém em quem confiar nesses quesitos.

Davi já fez escola e esse ano partiu para o mundo. Confio na base que ele teve dos 2 aos 9 ali e acho que vai saber lidar com as dificuldades que o mundo dos iguais vai apresentar. Porque base é base.

Mas como ia dizendo da Sara Lee, lindo de ver a energia que ela traz do quintal. Chega a mil pelo Brasil, até o pescoço de convivência, novidade, arte e opinião. É cheia da opinião a moça, bota a mão na cintura como ninguém. Costumo ouvir que os 'alunos do quintal' dão trabalho em outras escolas, deve ser porque questionam, criticam, querem entender as regras e não apenas segui-las. E sim, querem fazer do seu jeito.

Na verdade, antes de aprender a falar, quando acontece algum bafão, eles sentam em círculo para discutir a situação. Cada um levanta a mão e coloca seu ponto de vista. Um ataca, o outro defende, o outro entra na defesa, um ou outra chora. E tudo se resolve ali.

Também acho um barato quando eles entram num teatro ou fazem um passeio na rua. Dá de ver de longe a diferença: tem escola que prima pela aparência, os pequenos tomam distância exata e andam em filas simétricas e 'imexíveis', sem dar um pio fulano, tipo aquele filme do Hitler! Os quintanianos são efervescentes, animados, originais, umas 'pipocas' como diz a Sara, apelidando as amigas.

Durma-se com um barulho desses.


Ai, como cresceram.

2 comentários:

  1. Onde é essa escola? Fica em Porto Alegre?

    ResponderExcluir
  2. Oi Robs, esta escola fica em Balneário Camboriú, Santa Catarina, onde moramos.

    Beijos da Lú

    ResponderExcluir