terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Os cinco sentidos atentos





Crianças costumam ter os cinco sentidos bem atentos. Falam, ouvem e observam muito, o tempo todo. Quando viajam, a função se potencializa. Perguntam mais, olham mais, querem tocar em tudo, ouvem muito, o tempo todo. Bernardo, 4 anos, ficou absolutamente hipnotizado pelo show de tango a beira de nossa mesa no coração do Caminito, região colorida de Buenos Aires. Sequer almoçou direito. Não quis saber de mais nada. Os olhos vidrados nos dançarinos. Até que a simpática dançarina da dupla convidou o falante Bernardo para tentar uns passos. Pensou um pouco, resistiu, mas logo foi convencido pelo pai a aceitar o convite. No palco, colocou o chapéu, fez pose e cara de concentrado. Incorporou o personagem.

Na capital argentina, Davi, Gabriel e Bernardo aprenderam muito. Andaram de metrô, viram a chegada do Rally Paris-Dakar (que agora é entre o Chile e a Argentina), caminharam muuuuuuito. A travessia do Rio da Prata de Buquebus, com direito a um belíssimo nascer do sol iluminando a hidrovia, também animou os pequenos. Davi, que só acordou ao final da viagem de barco, quando nos aproximávamos de Buenos Aires, ficou curioso, muuuito curioso, com aquela imensidão de água para todos os lados. Na janela do barco, batia palminhas, parecia que queria voar sobre o tapete azul.

Coisas para contar na volta para a casa. Quem ficou em casa, senta e tenha paciência. As histórias durarão dias, meses, quem sabe a vida inteira eles ainda tenham histórias para contar do Rio da Prata.

2 comentários:

  1. Amei o blog e os textos Lú! A viagem deve ter sido muito divertida! É o que dá de sentir por aqui, lendo e vendo tudo. Teu Davi vai adorar ler essas histórias quando crescer. Espero que ainda tenha muitas outras pra gente se divertir lendo... Beijos,
    Marina.

    ResponderExcluir
  2. Que lindas as fotos! Especialmente a do tango, está demais! Crianças dão uma outra dimensão às viagens, não é? Adoro viajar com eles, perece que tudo se torna mais interessante. Um grande beijo e continuem aproveitando ao máximo. Acompanharei vocês aqui de longe...

    ResponderExcluir