sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

De um tudo!

Cria na estrada. Criança na estrada. Criar na estrada. E as estradas são tantas coisas. Acreditamos na força delas para apresentar a vida aos pequenos. Viajar para longe, para perto, tomar banho de chuva, fazer trilha no mato, levar para a cidade grande, para o interior, caminhar na praia, ensinar um novo idioma. Sair da caixa.

Gostamos de crianaestrada. Enxergar o mundo, enxergar o outro e a si próprio.

Educação de qualidade não é enfiar crianças numa escola cara, com agenda cheia de compromissos e muita disciplina. Não é determinar um tanto de certos e errados, um tanto de boas maneiras, mais um tanto de "tem que ser assim". Não se compra, não se delega, se pratica.

Educar é sentar no chão para brincar, é olho no olho, é rodar até ficar tonto, ensinar a cantar, convidar a ouvir. É delegar tarefas. É mostrar que o mundo não se reduz a um umbigo, -nem a dois-, que o diferente está em todos os lados, que respeito e humildade são passaportes em qualquer cultura. É praticar a observação, andar no sapatinho e exercitar sorrisos diários. É expor as crias ao mundo, quantos mais melhor, para que elas tenham bagagem para tirar suas conclusões sobre ele.

Para viajar não precisa de avião, não precisa partir para bem longe, não precisa um mês de férias. Pode ser no quintal de casa, tomar banho de piscina e contar estrelas numa noite clara. Pode ser aprender a ficar sozinho e aprender a dividir o espaço. Viajar é ter pernas firmes para carregar sua própria mochilinha, e que seja cada mais leve. É se reinventar e estar aberto. É morrer e nascer, todos os dias, com olhos e coração de crianças. É ser simples.

Lu Zonta e Carol Cézar

Nenhum comentário:

Postar um comentário