sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Criando sonhos



Tava lembrando aqui, semana passada entrevistei a Samirah Bastos, 31, pro Página3, a única catarinense selecionada para a tripulação do veleiro-escola Fraternidade, que partiu pro mundo esses dias e volta só daqui a dois anos. O comandante é o experiente Aleixo Belov, uma honra para qualquer amante da navegação. 'Jovens vamos pro mar... o mar é um universo a ser descoberto'. Tem mais aqui.

Falamos bastante, sobre tudo e sobre como tudo dá certo quando a gente se determina a alcançar um sonho. Samirah é prova disso, quando assumiu o que queria, as coisas vinham a ela como mágica. Dá certo! Foi na Bahia, quando a vida estava à deriva, que um menino-anjo-no-caminho perguntou: 'mas qual é o seu sonho, você deve ter um sonho'.(nuvenzinha: 'qual meu sonho, qual meu sonho, 'qual meu sonho')

- Meu sonho é ter um veleiro, viver do mar, pro mar.

Quinze dias depois ela estava cursando a Marinha, 4 anos depois ela está dando a volta ao mundo com Aleixo Belov. Nesse meio tempo, ensinou crianças a arte da vela e do remo, competiu em regatas (e ganhou muitas), firmou o pé na água.

Daí que perguntei:

- Mas tá Samirah, de onde veio esse sonho? Tu tinha contato com o mar? Já tinha subido num barco? Como se explica essa paixão?
- Olha Carol, vivi perto do mar a vida toda, aqui em Balneário, depois um tempo em Floripa. Sempre gostei. Mas a paixão mesmo foi quando eu tinha uns seis anos. Meu pai teve um veleiro. Nós todos andávamos, mas eu era sempre a mais solta em cima do barco. Ia pra lá e pra cá, muito segura, nunca tive medo. Acredito que foi daí.



A menininha cresceu.

Um comentário:

  1. Caroline,

    Não sou menino, muito menos anjo, mas estava no meio-do-caminho de Samirah e dei o toque da seleção para o veleiro-escola Fraternidade. Espero que a menina cresça nesta volta pelo mundo.

    Bons ventos sempre,

    ResponderExcluir